LIP - Laudo de Insalubridade e Periculosidade

O Laudo de Insalubridade e Periculosidade é o documento que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento e/ou posto de trabalho estão expostos a algum agente físico, químico ou biológico capazes de causar danos à saúde, de acordo com os limites máximos de tolerância expostos na NR-15 do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Serve para estabelecer se os empregados têm direito a receber adicional de insalubridade, que varia entre 10, 20 ou 40% do salário mínimo vigente, dependendo do agente prejudicial e da quantidade a que estão expostos os empregados.

O LIP é um documento importante tanto para assegurar o pagamento do adicional aos trabalhadores que a ele fazem jus quanto evitar um pagamento indevido do benefício.

COMO TRABALHAMOS

Para elaboração do laudo de insalubridade e periculosidade, é feita uma avaliação minuciosa da descrição das atividades faladas pelo responsável e das atividades realmente feitas por cada colaborador numa visita in loco a empresa contratante. Assim, nossos engenheiros de segurança do trabalho conseguem definir a partir dos parâmetros descritos na NR 15 e NR 16 se o adicional de periculosidade e insalubridade deve ser pago ou não aos colaboradores da empresa.